Sonha a ficção científica com um futuro pós-humano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Cruz, Hermar Augustinho da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10491
Resumo: Resumo: Esta Dissertação parte dos diversos modos de representação do “homem pós-humano”, teoria nascida nos estudos acerca da realidade científica atual, especialmente na área da biotecnologia, – que busca formas de conectar organismos biológicos com sistemas artificiais –, a fim de refletir sobre as suas idealizações imaginárias na literatura e no cinema de Ficção científica, especialmente em obras reconhecidas como precursoras dessa concepção Para aprofundar a discussão de um modo comparativo, analisa-se o conto “A Mosca” e as suas duas versões cinematográficas – Newman, 1958 e Cronenberg, 1986 – no contexto da engenharia genética com a digitalização e a teoria da informação O objetivo final é levantar uma discussão a respeito do homem atual como proposto pela corrente crítica do pós-humanismo, com a Ficção científica produzida entre o início do século XIX até os finais do século XX