Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Godoi, Natalia Guerra Brisola Gomes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9470
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Resumo: |
Resumo: O presente trabalho tem como foco a leveza, a primeira característica literária apresentada por Italo Calvino em seu livro Seis propostas para o próximo milênio (1987) Segundo o autor italiano, ela se fazia presente em parte significativa das prosas e poesias universais e seria uma das justificativas para a permanência da literatura ao longo da história humana A leveza poderia assumir diversas configurações estéticas e posicionamentos ideológicos, dependendo do escritor que dela fizesse uso Porém, apesar da amplitude do conceito, nenhum estudo se havia detido sobre ele Mostrou-se necessária, portanto, uma investigação mais atenta do termo, a fim de difundir no cenário acadêmico o hábito de utilizá-lo de forma mais comprometida com a concepção de leveza defendida por Calvino Para tanto, recorremos a artigos, conferências e entrevistas, entre outros escritos do autor, objetivando compreender com maior profundidade as ideias correlacionadas ao tema, tais como a perspectiva distanciada, o posicionamento político, a ironia melancólica e o despojamento da linguagem Também pressupusemos e comprovamos a existência de pontos de conexão da leveza com as demais propostas do conjunto – rapidez, exatidão, visibilidade e multiplicidade –, visto que Calvino prezava pela harmonia geométrica em suas composições Por fim, averiguamos como a leveza mostrou-se presente em algumas narrativas do próprio autor, observando as técnicas de estrutura, discurso e conteúdo temático utilizadas para gerar tal efeito Nesse momento da pesquisa, distinguimos duas manifestações bastante específicas do conceito, por nós denominadas de leveza fabular e leveza constelar Examinamos o primeiro tipo nos romances A trilha dos ninhos de aranha (1947) e O cavaleiro inexistente (1959), ao passo que evidenciamos o segundo em As cosmicômicas (1965) e As cidades invisíveis (1972) Assim, constatamos a possibilidade de um mesmo autor fazer usos distintos da leveza em seus textos, de acordo com a fase de vida em que os concebe Foi o que ocorreu na escrita de Italo Calvino, utilizando uma estratégia insólita e divertida nos primeiros anos de sua carreira e depois empregando um método combinatório e reflexivo num período de maior maturidade O que podemos concluir é que, do início ao fim, sua ficção sempre foi alçada pela leveza |