Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Tarran, Fernanda Martinez |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16009
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Resumo: |
Resumo: Este trabalho tem por propósito apresentar uma obra pouco conhecida do autor brasileiro João Franklin da Silveira Távora (1842-1888) Amplamente conhecido no país como escritor da vertente regionalista, Franklin Távora também se aventurou pela ficção gótica: no ano de 1862, produziu um conjunto de contos publicado no Diário de Pernambuco e intitulado A Trindade Maldita A obra traz uma série de narrativas encaixadas em uma moldura externa, constituída pela taverna sombria em que três forasteiros passam a noite a contar histórias macabras de suas vidas degradadas O diálogo com Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, é evidente, como o são também as marcas do gótico europeu em que Távora foi claramente buscar inspiração Dessa forma, esta pesquisa se inicia por traçar a trajetória do gótico europeu e por destacar seus elementos mais marcantes Investiga-se, também, o percurso do gótico pela literatura brasileira do século XIX e sua inserção em nosso Romantismo Pretende-se, aqui, destacar as características que fazem com que a obra se filie ao gótico: há uma variedade de elementos, entre os quais o locus, os temas noturnos, os personagens vilanescos, a linguagem adjetivada e exuberante e as imagens de uma natureza sombria e incontrolável, que ligam A Trindade Maldita às obras gótico-românticas consagradas Essa análise tem também o intuito de trazer à luz uma parcela da produção de fundo gótico que, apesar de abundante no Brasil do século XIX, parece insistentemente relegada a segundo plano por grande parte da crítica literária Retira-se, assim, de persistente obscuridade uma obra que se via esquecida há mais de um século, e espera-se contribuir para uma melhor compreensão da trajetória literária de Franklin Távora |