A gênese da criação publicitária : um estudo sobre a evolução da propaganda, sua linguagem e o processo criativo de uma agência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Duarte, Thais Priscilla Papa Jerônimo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11271
Resumo: Resumo: A propaganda no Brasil não só acompanha a evolução do mercado, mas demonstra um potencial criativo que serve de modelo para muitos países Campanhas premiadas, agências inovadoras e profissionais de primeira linha compõem o cenário de um país que tem em sua história a marca do incentivo ao consumo No presente trabalho, buscamos estudar o processo criativo de uma agência de propaganda, visando conhecer suas principais influências recebidas Para tanto, faremos uma retrospectiva da propaganda no Brasil, localizando as peças em um tempo e espaço e retomando costumes que justifiquem os formatos utilizados no momento O processo criativo da propaganda não se limita ao consumo, está atrelado a conceitos que o consumidor atribui a determinada marca ou produto O grande número de informações a que somos submetidos, diariamente, faz com que desenvolvamos uma “seleção natural” para as mensagens úteis, ou não Assim, as propagandas que não conseguem transmitir sua idéia central, em um primeiro contato, são, normalmente, descartadas Mensagens eficazes são aquelas que provocam identificação com seus interlocutores e para que haja essa identificação algumas questões, demonstradas durante o trabalho, são fundamentais: o conhecimento dos contextos de produção e de veiculação das mensagens; conhecimentos partilhados entre o produtor (emissor) e o receptor das mensagens; equilíbrio entre informações anteriormente conhecidas e “novas”; influência de questões culturais no processo de atribuição de sentido e de identificação com as mensagens Tudo está interligado, recebemos e entendemos aquilo que nos faz algum sentido e que identificamos como útil ou, pelo menos, novo Embasamos o trabalho, e a metodologia de estudo, nas referências da crítica genética, na busca pelo “vir a ser” de determinada obra e dos caminhos trilhados pela mão criadora