Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Zammataro, Ana Flávia Dias |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12264
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Resumo: |
Resumo: Em um processo de reformulação editorial, o Amigo da Onça integra-se a um conjunto de narrativas visuais que deu à revista O Cruzeiro a sua particularidade enquanto fonte de informação As etapas que envolveram esse processo se basearam no uso cada vez maior e imprescindível das imagens no interior do semanário, como forma de atrair a atenção dos leitores e inovar o conteúdo de suas reportagens O Amigo da Onça é parte deste processo no qual as imagens se vinculavam ao cotidiano das pessoas A partir da exposição de uma metodologia, analisamos cerca de 5 imagens, dentro do recorte temporal (1956-1961), que são sintomáticas do imaginário do período, sobretudo o de modernização, cultura de consumo e o progresso, estes, muito difundidos e almejados no governo de Juscelino Kubitschek Nota-se a inserção do cartum Amigo da Onça de Péricles Maranhão em seu tempo e espaço, sendo, portanto, o simbólico do imaginário do período |