Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Popolin, Cássia Maria |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12336
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Resumo: |
Resumo: Este trabalho resgata a trajetória imagética do primeiro fotógrafo de Rolândia (PR), o austríaco Hans Kopp, que imigrou para o Brasil depois de haver combatido na Primeira Guerra Mundial Fincou raízes no norte do Paraná, onde registrou fotograficamente o despontar das novas cidades O trabalho faz uma retrospectiva da vida e obra de Hans Kopp, de seu nascimento, em 1899, na Áustria, até sua morte em julho de 1991, em Rolândia Propõe um resgate da memória “coagulada” na fotografia e a utiliza como ponto de partida para desvendar histórias latentes da família Kopp e das cidades de Rolândia e Londrina Sua história e memória estavam literalmente guardadas no fundo de um baú, em poder de seus descendentes A autorização da família para a imersão em seus arquivos foi fundamental para o sucesso da proposta deste trabalho Os métodos utilizados foram: revisão de literatura, pesquisa documental, história oral e análise fotográfica A revisão de literatura foi direcionada em duas vertentes: fotografia e memória e história do norte do Paraná A pesquisa documental foi realizada em documentos disponíveis no Museu Municipal de Rolândia e no acervo da família Kopp A história oral para a realização de entrevistas e a análise fotográfica para melhor compreensão dos documentos iconográficos coletados durante a pesquisa Neste sentido, a linha norteadora do trabalho foram obras do pesquisador Boris Kossoy, com seus estudos teóricos e estéticos centrados na expressão fotográfica e à aplicação da iconografia como fonte de pesquisas históricas e sociais e preservação da memória |