Visão além da visibilidade : o universo das imagens na contemporaneidade e a instauração da obra em quadrinhos Américo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Silva, Halisson Junior da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8802
Resumo: Resumo: Por meio da articulação entre determinadas teorias da imagem e a metodologia de pesquisa em arte, se pretende criar uma obra em quadrinhos que problematize a condição humana diante do mundo contemporâneo constituído por imagens As teorias da imagem aqui abordadas partem do conceito de escalada da abstração de Vilém Flusser, na qual concebe a contemporaneidade e o futuro próximo como domínio das imagens técnicas produzidas por aparelhos que invertem os vetores de significação entre realidade e imagem Complementam a discussão a teoria do espetáculo de Guy Debord e a teoria do simulacro de Jean Baudrillard Tais teorias pretendem compor um paradigma da contemporaneidade de modo a estabelecer a referência adequada à produção do quadrinho A partir de tal referencial teórico, aborda-se a linguagem artística buscando constituir a devida relação entre teoria e prática Assim sendo, se investiga a linguagem dos quadrinhos em relação às aproximações teóricas, assim como se descreve o processo de instauração do quadrinho, intitulado Américo, identificando e explicando os recursos da linguagem quadrinística utilizados, além de estabelecer as relações entre a história desenvolvida com a abordagem teórica