Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Moreira, Márcio de Abreu |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15757
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Resumo: |
Resumo: O desenvolvimento de Ambiente Virtual não é uma tarefa trivial, pois tais sistemas são complexos e gerados dentro de um processo clássico de desenvolvimento de software, composto pelas fases de análise, planejamento, codificação, implantação, teste e manutenção As fases bem definidas estão presentes em empresas que adotam critérios de qualidade e/ou tenha processos de desenvolvimento definido No entanto, muitas empresas não possuem processo de desenvolvimento definido, e as que têm normalmente encontram dificuldades em produzir documentos com alto valor agregado para a manutenção, atualização e reutilização, em razão de uma comunicação restrita por falta de conhecimento, de maturidade e principalmente de rastreabilidade desde o requisito ao código e vice versa, assim geram uma coleção de documentos que não correspondem de forma fidedigna ao código implementado e nem são atualizados regularmente Estes problemas podem ser minimizados com uma abordagem do paradigma de MDD (Model-Driven Development), este paradigma tem o desenvolvimento dirigido por modelos, ou seja, o objetivo principal não é desenvolvimento orientado para geração de código fonte para a criação do produto software, mas para o desenvolvimento dos modelos que o representam Portanto, o paradigma requer a criação de modelos completos e consistentes, pois estes modelos são os principais artefatos do desenvolvimento, transformados automaticamente (ou semiautomático) em código por meio de ferramentas de modelagem e transformação de modelos Neste trabalho é abordado o desenvolvimento de Ambientes Virtuais orientado por modelo Para isto é proposto um metamodelo que utiliza a abordagem Model-Driven Architecture-MDA com seus diferentes níveis de abstração para gerar os ambientes e seus elementos por meio dos modelos construídos com a Linguagem de Modelagem UML, (Unified Modeling Language-UML) e Redes de Petri Para validar o metamodelo a proposta é aplicada no desenvolvimento de um ambiente virtual, especificamente um ambiente de Realidade Aumenta |