O Documentário como crítica social : a representação da crise neoliberal da Argentina na câmera de Pino Solanas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santos, Jean Isidio dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/835
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade analisar a representação da crise neoliberal nos documentários de Pino Solanas em 2001 na Argentina. O objetivo é o de refletir sobre a capacidade crítica do documentário no processo de representação do mundo histórico, dos fatos, dos atores sociais que estiveram envolvidos no contexto dos conflitos de 2001. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica referente ao neoliberalismo e ao documentário. Autores como Perry Anderson, David Harvey, Viana, Bill Nichols, Fernão Ramos, foram fundamentais para a compreensão tanto do neoliberalismo quanto do documentário enquanto objeto de estudo. Também realizamos uma análise pormenorizada de três documentários de Pino Solanas, dentre eles: Memória del Saqueo (2004), La dignidad de los Nadies (2005) e Argentina Latente (2007) e, com isso, buscamos compreender as consequências sociais da implementação do neoliberalismo na trilogia do cineasta. As mensagens expressas em tais documentários foram analisadas no intuito de compreender este momento histórico, por meio da lente de Pino Solanas e com iss