"O Concreto já rachou" : o movimento punk de Brasília como herdeiro da MPB

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Pereira, Jéssica Meireles
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Territórios Expressões Culturais do Cerrado
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPG-TECCER)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1019
Resumo: Com a pesquisa “O concreto já rachou”: o movimento punk de Brasília como herdeiro da MPB, pretendemos entender os impactos representativos e históricos do período da Ditadura militar brasileira (1964-1985) em movimentos musicais, no caso a MPB e o Punk. O decreto da censura pelo ato institucional número 5 em 1968 e o avanço do mercado cultural delimitaram os rumos das produções artísticas no país, assim como a onda de manifestações públicas que marcaram o mundo divido pela então Guerra Fria. As gerações dos anos 60 e 70 se tornaram marcadas pelo engajamento político, pelo hedonismo em contraponto as transformações sociais e pela negação de valores, atributos de juventude que preconizaram as produções de músicas como crônicas sociais. Com a ascensão da indústria cultural, a MPB se tornou um dos principais gêneros de canção engajada e crítica nos tempos de autoritarismo e departamentos de censura, na qual a criatividade artística alçou meios de burlar. Na década de 80 o rock se apresenta como o novo acionador da indústria fonográfica, embora essa nova geração de um regime decadente e o processo de redemocratização já se fazer presente, carrega os mesmos preceitos de protesto dos músicos das décadas anteriores, porém menos dispostos a abraçar ideias utópicas. O movimento punk de Brasília denota a perspectiva de uma juventude mais bruta que desmitifica os mitos fundadores da cidade símbolo modernista, enquanto são figuras próximas do centro de poder político. Porém, por mais que os anseios de todas essas gerações se embasassem em mudanças sociais, tanto a MPB quanto o Punk reconfiguraram-se apresentando uma lógica mais comercial e individualista, enquanto a música da nova geração do final do século XX caminha para o romantismo apolítico.