A construção do feminino no discurso de Dilma Rousseff: identidade, performatividade e ethos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Pereira, Dulce Valente
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=104835
Resumo: <div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Esta dissertação apresenta um estudo sobre o tema da identidade na pós-modernidade, mais precisamente da identidade feminina no discurso da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff. O objetivo principal da pesquisa foi compreender as constituições de sentidos linguístico-discursivos da identidade de gênero em um discurso feminino, cujos sentidos são socialmente relevantes para a história do nosso país e para a história das mulheres. Para essa investigação, o nosso aparato teórico-metodológico foi constituído a partir de uma articulação entre as teorias da linguagem, sob uma perspectiva pragmático-discursiva e os estudos de gênero, utilizando principalmente os conceitos de ethos discursivo e estereótipo. Partimos, pois, da análise dos sentidos do feminino no discurso de uma mulher que se encontra na instância máxima de poder político, utilizando-nos das categorias “feminilidade” e “feminilitude”, observando também suas características físicas, psicológicas e tom de voz, através da categoria ethos. Desse modo, pudemos reconhecer na construção identitária sobre o feminino no discurso de Dilma Rousseff a presença de identidades em conflito, através das marcas identitárias de legitimação e/ou de resistência aos ditames das relações de dominação, que se dão sob uma ótica masculina/ falocrática. Ainda foram investigadas as marcas de identidade de projeto, a qual articula o seu poder para transformar sua própria condição social e histórica, bem como daqueles que representa, através de suas práticas discursivas. Percebemos que a identidade de Dilma se constitui por um processo dinâmico de identificação, bem como pelo lugar social em que se encontra. Nesse processo, Dilma Rousseff desloca, subverte, desconstrói sentidos linguístico-discursivos, oriundos de contextos históricos patriarcais de dominação masculina. Entretanto, consideramos que, conflituosamente, seu discurso também reproduz tais sentidos, pois o sujeito não escapa à força da historicidade.</span></font></div><div style=""><br/></div>