Da passagem da filosofia teórica à filosofia prática em Kant: a fundamentação da moral

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Lima Filho, José Edmar
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71046
Resumo: A presente dissertação pretende apresentar uma exposição preliminar sobre a passagem da Filosofia Teórica à Filosofia Prática em Immanuel Kant, com base na hipótese de que o filósofo pretendia elaborar um sistema filosófico fundamentalmente prático, ainda que tenha dedicado uma de suas obras mais relevantes, como a Crítica da razão pura [1781/1787], a tratar o problema dos limites e possibilidades do conhecimento humano. Nossa compreensão é a de que, mesmo naquela obra, a tematização da gnosiologia supõe a ideia de um uso diferente do teórico para a razão humana, visto que tal faculdade não é satisfeita pelos dados empíricos e exige para si o incondicionado. Nesse sentido procuramos estabelecer, mediante a distinção fundamental do idealismo transcendental kantiano entre phaenomena e noumena, o universo numênico como condição de possibilidade da liberdade, e o estabelecimento da doutrina das ideias como fundamento da existência de um uso prático da razão. Daí nos dirigimos à análise desse uso prático, no interior do qual buscamos realizar o percurso de Kant, desde sua fundamentação até o desenvolvimento da natureza da liberdade e o problema do fim. Nesse percurso, fomos levados à tematização do conceito de dever e da legitimidade da busca pela felicidade, para verificar qual poderia ser o fundamento legítimo da moralidade, do que se seguiu a necessidade do sumo bem como condição de possibilidade do acordo entre razão e natureza. PALAVRAS-CHAVE: Filosofia Teórica. Filosofia Prática. Moral