Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Guimarães, Nodja Maria Holanda Cavalcanti |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47384
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Resumo: |
<span style="font-style: normal;">A presente dissertação compreende a exposição da leitura das obras Ética a Nicômaco e Política, de Aristóteles, enfatizando a significação e validade que elas têm na vida ética e política do indivíduo. No sistema aristotélico, a ética é a ciência das condutas, menos exata uma vez que se ocupa com assuntos passíveis de modificação. E não se lança na investigação daquilo que no homem é essencial e imutável, mas no que podem ser obtidas por ações repetidas, disposições adquiridas ou de hábitos que constituem as virtudes e os vícios. Sua finalidade é garantir ou possibilitar a felicidade. Partindo das disposições naturais do homem, a moral mostra como elas devem ser modificadas para que ajustem à razão. Estas disposições costumam estar afastadas do meio-termo. A virtude constitui o meio-termo e o vício se dá ou na falta ou no excesso. A política configura o desdobramento natural da ética. Na verdade, ética e política compõem a unidade da filosofia prática. Considerando que a ética se preocupa com a felicidade individual do homem, a política por sua vez tem como preocupação a garantia da felicidade coletiva da pólis. Sua tarefa é investigar e descobrir as formas de governo e as instituições capazes de assegurar a felicidade coletiva. Trata-se, portanto, de destacar a constituição do estado. Compreender a base que edifica a sociedade plena, onde cada indivíduo possa se sentir feliz figura como o campo norteador da leitura das obras citadas e que, na presente dissertação, tem a sua exposição a partir de uma interpretação de trechos e de comentadores das mesmas. O assunto é exposto em quatro unidades, onde a princípio se faz uma abordagem sobre a fundamentação da ética aristotélica, ressaltando o agir humano e as considerações concernentes as virtudes (morais e intelectuais). Em seguida tem-se a exposição sobre os fundamentos da amizade no âmbito da Ética a Nicômaco. Sequenciando o estudo enfocam-se comentários concernentes a organização da cidade e o convívio social, especificando a natureza da cidade, seus elementos, administração, formas e legislação (regime de governo, regime ideal e a política). Após ter percorrido todo este caminho chega-se finalmente a conclusão de que para Aristóteles a felicidade (</span><em>Eudaimonia</em>) só pode se efetivar no seio da interação, na explicitação das virtudes e na prudência, faculdades inerentes ao ser racional que, no uso de sua plena capacidade, como homem se firmará em agrupamentos como a família e, partindo desta construirá a cidade-estado, onde poderá ser realmente feliz. Assim compreende-se que a felicidade só se fará explicita no contexto da vida contemplada na Cidade (<em>Pólis</em>). Palavras-chave: Ética. Política. Felicidade. Amizade. Cidade-Estado. |