Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Maria de Fatima Girao |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=52942
|
Resumo: |
Este trabalho, que trata do problema da concepção escolar de leitura, relata uma experiência cujo objetivo foi colher evidências favoráveis à tese vygotskiana da valoração. Os sujeitos da pesquisa são crianças com idade entre 7 e 12 anos, usuárias de jogos eletrônicos em uma lan house, no bairro Vila União, em Fortaleza. Durante um ano, os aspectos de frequência, comportamento e modo de interagir com os jogos e com os demais colegas foram observados à luz dos pressupostos teóricos vygotskianos, abordados por Terzi na obra A Construção da Leitura. No final desse período, uma entrevista com dez crianças, clientes da mesma lan, revelou concepções de leitura, preferência entre ler e jogar e as razões dessa preferência. Para efeito de comparação de dados, a mesma entrevista foi realizada com vinte alunos do Ensino Fundamental de um colégio de um bairro vizinho e confirmou que a escolha (ler ou jogar) e as concepções de leitura daquelas crianças são semelhantes às das que estão sempre na lan house. O resultado final mostrou preferência pêlos jogos eletrônicos. Os sujeitos justificaram essa preferência, afirmando que os jogos, diferentemente da leitura, são interessantes, são criativos e permitem interação com outros jogadores e até com os próprios autores, em alguns casos. Observamos, ainda, que a grande maioria vê a leitura, apenas, como tarefa escolar cuja importância está vinculada, prioritariamente, ao desenvolvimento da escrita e à esperança de um futuro melhor. A partir desses resultados obtidos, concluímos que o desvio de interesse da leitura para o mundo virtual dos jogos eletrônicos está vinculado aos elementos interativos ausentes na concepção escolar de leitura, mas bem presentes nos ambientes das lans houses. Realidade que exige uma reflexão mais aprofundada por parte de todos os que fazem a educação.Palavras-Chave: Leitura, Jogos eletrônicos, Interação e Valoração. |