Lapidando a Pedra Bruta: a Maconaria na Organizacao de Artistas e Proletarios Cearenses

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Silva, Marcos José Diniz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=14196
Resumo: O objetivo deste trabalho e analisar o processo de insercao da Maconaria brasileira no contexto da questao social-especialmente junto aos trabalhadores-a prtir da atuacao de macons na associacao Alianca Artistica e Proletaria de Quixada/Ceara, fundada em 1921. investigando as matrizes ideologicas que permearam as praticas de seus membros percebe-se, por um lado, a implicita orientacao maconica configurada no ideario iluminista e positivista; por outro lado, a associacao revela em sua estrutura organizativa, sua simbologia e rotina de trabalhos, elementos explicitos caracteristicos dos trabalhos de uma loja maconica. N entanto, destaca-se nas praticas aliancistas um amplo carater beneficente, viabilizado por uma acao previdenciaria, educacional e moralizadora empreendida pela entidade, constituindo-a como espaco privilegiado para a difusao do ideario filosofico e social da Ordem maconica no contexto da vida local. Nesse aspecto, a Alianca Artistica torna-se palco de disputas envolvendo, de um lado, aliancistas macons e, de outro lado, elementos integralistas e catolicos locais. em seu conjunto, a Alianca Artistica destaca-se por sua singularidade e fidelidade aos postulados maconicos originais, superando as investidas clericais e afirmando-se como experiencia significativa dos pedreiros-livres na organizacao dos trabalhadores cearenses.