Travessias no artistar-docenciar: trajetórias de uma atriz-bailarina-educadora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Peixoto, Jacqueline Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=84453
Resumo: <div style="">Esta pesquisa aporta-se em uma narrativa dos meus processos de autoformação em Arte e Educação. Para tanto, problematizamos a narrativa em fragmentos da minha vida e experiências mobilizadoras, revelando leituras dialógicas de mim e do outro na minha construção como artista-docente-pesquisadora. Objetivamos neste estudo compreender como as minhas experiências de vida e formação marcadas no meu corpo por meio de grupos, pessoas, criações artísticas afetaram o meu saber-fazer no artistar-docenciar. Utilizamos como metodologia as Histórias de Vida e Formação, alicerçada em procedimentos da pesquisa- formação e história oral. Como procedimentos para coleta de dados, utilizamos: entrevistas, narrativas autobiográficas, análise documental, relatos orais e escritos. Como base teóricometodológica recorremos principalmente aos estudos de Josso (2004), Warschauer (2001), Pineau (1988), Nóvoa (1995, 1988). O estudo mostra que a Arte constitui em seu processo formativo um conhecimento de si, na medida em que a mesma nos afeta, nos modifica agenciando outras formas de habitar o mundo; a Dança e o Teatro são experiências de aprendizagem que mobilizam um conhecimento artístico e estético elaborando uma reorganização do corpo na relação consigo, com o outro e com o mundo. Evidencio que há uma relevância da heteroformação no trabalho com a Arte, principalmente com Dança e Teatro, uma vez que estas linguagens artísticas acionam aberturas na relação com o outro impulsionado pelas experiências estéticas que elas fomentam. Observo que as minhas experiências como artista, e algumas na docência com crianças potencializaram em mim uma educadora mais inventiva, curiosa e inquieta. Esboço neste estudo uma metodologia minha de ensino que fui construindo alicerçada nas experiências aqui expostas que nomeio artistar-docenciar, um movimento que se articula em ser artista- docente e docente - artista. Lembrando que o movimento artistar-docenciar que pontuo nesta pesquisa faz um trânsito entre a ação de educar e a ação criativa na arte fomentando uma discussão sobre a construção do saber e do aprender como atos criativos. Para tanto, trato alguns procedimentos meus como o coletivo pedagógico em que minha aula/encontro é construída com os estudantes em uma relação dialógica, na qual defendo que não ensinamos mas provocamos com o outro a descoberta do conhecimento. Noto uma constituição da heteroformação e ecoformação no meu percurso formativo, a partir de aprendizados com artistas- 12 docentes, em um grupo de teatro e um projeto de ensino com dança, instaurando a experiência autoformativa na minha constituição como artista-docente. Este tipo de aprendizagem com o outro, nos possibilita um corpo experiencial no sentido da qualidade de presença (elemento importante na dança e teatro) mediando a formação do artista –educador em dança e teatro. Estas experiências fomentaram o meu processo de autoria no artistar-docenciar agenciando dispositivos em mim num diálogo com os saberes do meu corpo, inscrevendo um saber-ser, um saber- fazer, me construindo em um ser-devir, singular e plural potencializando uma inventividade como artista-educadora.&nbsp;</div><div style="">Palavras-chave: Arte. Autoformação. Artista-docente</div>