Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
Alencar, Elizabete Gomes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=41936
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Resumo: |
O presente tabalho e um estudo sobre a pintura renascentista realizada atraves do metodo comparativo entre as visoes de Historia da Arte de Gombrich e Hauser. O principal objetivo e identificar pontos de convergencia nestas abordagens, que possam promover uma maior aproximacao do fenomeno artistico na perspectiva historica. Como recorte cronologico e estilistico, elegemos o periodo do Renascimento, tendo como objeto especifico a Historia da Pintura. A escolha do estudo comparativo como metodologia de trabalho foi decorrencia da opcao por uma pesquisa de natureza bibliografica, cujas fontes principais foram as narrativas dos dois autores, buscando analisar os principais conceitos que norteiam os percursos teoricos e metodologicos de ambos. Como resultado da pesquisa apresentamos os principais pontos de divergencia e convergencia das construcoes historicas de Gombrich e Hauser. Concluimos que embora divergentes em determinados aspectos, as visoes de Historia da Arte de Gombrich e Hauser se complementam,pois para uma maior aproximacao do fenomeno artistico do ponto de vista historico e necessario uma analise formal das obras e das tecnicas artisticas dos grandes mestres, como tambem o conhecimento sobre o contexto socio-economico da producao dessas obras durante o periodo renascentista. |