Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Márie dos Santos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=55929
|
Resumo: |
<p class="MsoNormal" align="justify" style="text-align:justify;text-justify:inter-ideograph;mso-outline-level:1;"><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">No estágio da sociedade contemporânea constituída na pauta de um relativismo universal e de um individualismo sem limites, caracterizada pela fragmentação da imagem do ser humano, pelo predomínio da relação de objetividade, pela precariedade do reconhecimento da intersubjetividade e pela abrangência de uma crise de sentido e de valores, um imenso horizonte de questões e conflitos envolve o ser humano. No intuito de pensar o fenômeno humano frente a este contexto, Henrique Cláudio de Lima Vaz, filósofo brasileiro de grande destaque na atualidade brasileira e latino-americana pela relevância dos temas antropológicos, éticos e metafísicos por ele desenvolvidos como forma de diálogo crítico com a cultura moderna e contemporânea,</span><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:'Times New Roman';mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:11,0000pt;"> </span><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">se propõe encontrar um centro conceptual que unifique as múltiplas linhas de explicação do ser humano, no qual se inscrevam as categorias fundamentais do seu discurso antropológico, </span><span style="font-family: Arial;">constituído como</span><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;"> um discurso eminentemente ontológico da pessoa humana. Nesta dissertação, tem-se, portanto, como objetivo apresentar a constituição do conceito de pessoa humana no pensamento filosófico de Lima Vaz, seu significado, expressão e organicidade sistêmica, seguindo de perto o roteiro hermenêutico-dialético percorrido por ele na constituição das categorias que compõem o seu discurso. Para alcançar tal intento, esse trabalho foi organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo procurou-se apresentar </span><em><span style="font-family: Arial;">o perfil filosófico de Lima Vaz</span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">, explicitando as características fundamentais do seu pensamento, as categorias que o estruturam conceitualmente, assim como o método por ele adotado. No segundo capítulo, é apresentada</span><em><span style="font-family: Arial;"> a dialética da unidade estrutural do ser humano em suas dimensões </span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">corporal, psíquica e espiritual, como expressão ontológica primeira da pessoa humana, na sua indivisibilidade e no seu </span><em><span style="font-family: Arial;">ser-em-si</span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">. O terceiro capítulo volta-se para a exposição das categorias antropológicas de</span><em><span style="font-family: Arial;"> relação</span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">, nas dimensões de objetividade (</span><em><span style="font-family: Arial;">ser-no-mundo</span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">), </span><em><span style="font-family: Arial;">intersubjetividade</span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;"> (</span><em><span style="font-family: Arial;">ser-com-o-outro</span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">) e </span><em><span style="font-family: Arial;">transcendência</span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;"> (</span><em><span style="font-family: Arial;">ser-para-o-Absoluto</span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">), como expressão da abertura do ser humano à realidade na qual ele se encontra situado. Finalmente, no quarto capítulo, é explicitada </span><em><span style="font-family: Arial;">a unidade existencial do ser humano</span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">, nas categorias de </span><em><span style="font-family: Arial;">realização </span></em><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;">e </span><i><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; mso-ansi-font-style:italic;font-size:12,0000pt;">pessoa</span></i><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; mso-bidi-font-style:italic;font-size:12,0000pt;">, como ato total que opera a síntese da</span><span style="mso-spacerun:'yes';font-family:Arial;mso-fareast-font-family:SimSun; font-size:12,0000pt;"> sua unidade estrutural e dos seus atos no seu desenvolvimento existencial. Aqui se opera o desfecho da arquitetônica do discurso vaziano em torno da reflexão antropológico-ético-metafísica sobre o ser humano, como um coroamento ético da idéia do homem como </span><em><span style="font-family: Arial;">pessoa. </span></em><span style="font-family: Arial; font-size: 10pt;">Palavras-chave: Natureza. Sujeito. Expressividade. Pessoa. </span></p> |