Amoral como fio condutor da articulação do Sistema Kantiano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Sousa, Noé Martins de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=31298
Resumo: Esta dissertaçao tem por finalidade fazer uma reflexao sobre a filosofia moral do filosofo alemao Immanuel Kant, em sua fase madura, isto e, em sua fase escrita. Partimos da posiçao de que toda a filosofia kantiana se constitui num grandioso sistema etico. E uma visao moral do homem e do mundo. Sua filosofia teorica e apenas o primeiro passo na direçao dessa visao etica da totalidade. O cerne de sua filosofia e a divisao da realidade em mundo inteligivel e mundo sensivel, sendo o primeiro causa deste ultimo. No mundo inteligivel se fundamenta a moral e no mundo sensivel se fundamenta a ciencia. A sua teoria da ciencia ou epistemologia acha-se expressa especialmente na Critica da razao pura. Como esta encontra-se relacionada, mesmo de modo indireto, com o mundo da moral - mundo da pratica - tivemos que fazer uma exposiçao da filosofia teorica de Kant, para servir de embasamento para a compreensao do seu pensamento etico. Apos a exposiçao do conteudo da razao pura teorica, fizemos uma analise e exposiçao da obra kantiana, Fundamentaçao da metafisica dos costumes e, em seguida, a complementamos com uma sintese do conteudo da Critica da razao pratica. Nestas duas obras esta a essencia do pensamento moral de Kant, que parte da Lei moral - o Imperativo Categorico - para chegar a finalidade do homem - que e a pratica da virtude, afim de ser ele merecedor da felicidade. Mas como a felicidade nao pode ser alcançada neste mundo, mas apenas num mundo transcendente, Kant postula, fundamenta na moral, a existencia de Deus e a imortalidade da alma. Com isto, o homem que praticar a virtude, podera alcançar o reino de Deus aqui na terra e ainda a imortalidade e a felicidade, apos a morte. Isto implica na superaçao do dualismo entre o mundo inteligivel e o mundo sensivel, numa totalidade e unidade final. O metodo que empregamos na elaboraçao do nosso trabalho foi a pesquisa bibliografica das obras mais representativas do pensamento kantiano, procurando respostas para as perguntas que e o proprio Kant propos responder: que e possivel saber? E podendo saber, que e possivel fazer? E fazendo, que e possivel esperar? Respondendo a esta pergunta, Kant define o destino final do homem, desembocando na Religiao, a qual se fundamenta na etica. E no mundo transcendente que o ser humano realiza o seu fim-termino, o seu destino final: o casamento da virtude com a felicidade.