Territorialidade e Identidade Étnico-Racial: Memória, Resistência e Práticas Culturais do Quilombo Sítio Veiga em Quixadá Ceará

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Fernandes, Francisca Naiara Pinheiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso embargado
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=95730
Resumo: A construção da identidade quilombola e o papel que o território representa são preocupações constante que aparecem desde o início dessa pesquisa que tem por objetivos, demonstrar como se dá a luta pela terra e os processos de construção identitária por meio das práticas culturais materiais e imateriais da Comunidade Quilombola do Sítio Veiga em Quixadá, Ceará, analisando aspectos étnico-identitário-culturais e ancestrais. Pesquisar sobre as Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQ’s) no Brasil hoje, serve para evidenciar a luta existente nessas comunidades e de certa forma “reparar” anos de esquecimento e abandono aos quais estas eram relegadas, diante dessa realidade, ao que parece irrefutável, cabe se indagar: Quais as práticas culturais materiais e imateriais dos saberes-fazeres da comunidade quilombola tradicionalmente conhecida como “Negros do Veiga” (Sítio Veiga) no distrito de Dom Maurício em Quixadá-Ceará, capazes de identificá-la material e imaterialmente? Na perspectiva de dar conta da problemática elencada empregou-se metodologicamente pesquisa do tipo exploratório-descritiva de estudo de caso etnográfico com abordagem qualitativa. Quanto às técnicas de coleta de dados e informações utilizou-se a observação direta, o recurso da história oral por meio de entrevistas narrativas, recursos imagéticos e fontes escritas primárias e secundárias, como técnicas de análise dos dados/informações empregou-se a dialética crítica do discurso no âmbito sócio histórico contextual. Após tais procedimentos obtiveram-se alguns resultados, tais como: Identificação das manifestações culturais afro-brasileiras presentes nas práticas quotidianas dos saberes-fazeres de moradores do referido lócus pesquisado onde foi possível perceber do quilombo Sítio Veiga; investigando a ancestralidade dos moradores do Quilombo Sítio Veiga; percebendo as relações de gênero, poder e trabalho entre os moradores da comunidade Sítio Veiga; bem como a luta e resistência para a posse das terras e a valoração cultural identitários dos habitantes da comunidade quilombola Sítio Veiga. Em conclusão é possível dizer que a pesquisa contribui para a compreensão de todo um contexto histórico-social que as comunidades quilombolas estão inseridas e entendermos como as representações foram se construindo dentro de um contexto adverso e contraditório que é o nosso país e entender as diversas mobilizações negras na conquista e asseguração de direitos de negros e quilombolas, numa luta incessante por melhores condições sociais.