Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Souza, Valdeci Moreira de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18104
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Resumo: |
Esta pesquisa analisa os aspectos artísticos e pedagógicos do Coletivo Semente, grupo teatral localizado na cidade-satélite do Gama, periferia do Distrito Federal. Reflete sobre os conceitos de periferia como lugar em que se produz arte, cultura e teatro periférico, com Milton Santos, Mike Davis, Gustavo Lins Ribeiro e Rosyane Trotta. Aborda as concepções de quilombismo, oralituras, afrografias e tempo espaço espiralar a partir de Beatriz Nascimento, Leda Maria Martins, Clóvis Moura e Abdias Nascimento. O trabalho analisa a estética de terreiro nas encenações de Miguilim Inacabado, Macunaíma e Grande Sertão Veredas - Uma Kizomba Periférica. Essas montagens sintetizam o trabalho que o Esáço Semente vem desenvolvendo ao longo dos anos, com sua metodologia e pedagogia teatral dos terreiros. A pesquisa também utiliza a concepção de topofilia, que se refere a sujeitas e sujeitos periféricos, assim como a literatura modernista, em diálogo com Yi-Fu Tuan, Tiaraju Pablo D’Andrea e Antônio Candido. A reflexão sobre teatro periférico de Grande Sertão Vereda – uma Kizomba Periférica problematiza o poder da periferia em nomear suas próprias coisas ao associá-las ao uso da linguagem por Guimarães Rosa. A estética de terreiro é o lugar de encruzilhada e entroncamento, onde as vias não se bifurcam, e sim se encontram num contínuo fluir para múltiplas direções. Apta à compreensão do processo de formação dos alunos-atores com a metodologia de trabalho do Semente, a estética de terreiro se introduz e impacta a montagem da obra modernista e sertaneja do século passado ao coadunar-se com a realidade das periferias brasileiras de hoje. |