Violino no choro: possibilidades interpretativas na música brasileira a partir de composições de José Eduardo Gramani

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Melo, Carolina Momm de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/19036
Resumo: Esta dissertação discute a prática do violino na música popular brasileira com ênfase no gênero choro a partir de um conjunto de composições de José Eduardo Gramani (1944-1998). Inicialmente há uma revisão bibliográfica do histórico do violino como instrumento da música popular brasileira. Em seguida, são apresentados recursos técnicos do instrumento para sua inserção na linguagem do choro. Por fim, as obras de Gramani serão apresentadas e analisadas através da teoria das tópicas na música brasileira proposta por Piedade (2013; 2017) e dos recursos técnicos mencionados. Para ilustrar esses trechos analisados, foram feitas gravações em vídeo. Assim, serão trazidas possibilidades interpretativas para o violino nas práticas da música popular brasileira