Música, cidade e significações: práticas musicais blumenauenses na segunda metade do século XX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Werling, Camila
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18863
Resumo: Esta tese se propõe a analisar as relações entre a música, a cidade e as significações das diferentes práticas musicais ocorridas em Blumenau/SC na segunda metade do século XX. Ocupando-se do mapeamento dos territórios sonoros busca-se investigar as sonoridades que preencheram os diferentes espaços do tecido urbano e configuraram a paisagem física e aural da cidade. A pesquisa delimita seu recorte temporal entre os anos de 1950 a 2000, tendo como princípio de demarcação o centenário de fundação da cidade. As orientações teóricas e metodológicas que apoiam este estudo foram constituídas a partir da aproximação de diferentes campos epistemológicos, tendo a Musicologia Histórica como referência no diálogo com a História do Tempo Presente, a História Cultural e a Antropologia. O corpus documental desta investigação foi localizado nos acervos físicos do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva e Arquivo do Teatro Carlos Gomes, além das plataformas digitais onde também há a salvaguarda de documentação local. A pesquisa caracterizou-se pela diversidade das fontes consultadas, entre as quais destacam-se jornais e periódicos, decretos e leis, relatórios oficiais, além de programas de concerto, registros fonográficos, audiovisuais e iconográficos. As expressões musicais da cidade em questão, são consideradas, sob análise, como parte das construções de identidade e representações locais, em que se revelam igualmente as noções de tradição e modernidade constituídas pelas práticas musicais.