Tecendo relações entre teatro e anarquismo: provocações em torno das experiências cênicas do grupo organizado de teatro aguaceiro (GOTA)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Lopes, Cassiana dos Reis
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/16229
Resumo: Esta tese busca expor diferentes possibilidades de intersecção entre o fazer teatral e o Anarquismo, apontando algumas perspectivas de leitura. A análise é desenvolvida a partir de duas experiências: o curso livre, oferecido pela autora da tese em 2018, denominado Teatro e Anarquismo: princípios e provocações cênicas; e o Grupo Organizado de Teatro Aguacero (GOTA), que nasceu do curso. Elas são a base onde se enraíza uma série de discussões e diálogos com a história, princípios e experiências do Anarquismo, com autores como Errico Malatesta, Mikhail Bakunin e Piotr Kropotkin; as produções teatrais operárias feitas com influência anarquista no início do século XX no Brasil, tendo como referências principalmente Edgar Rodrigues e Maria Thereza Vargas; além de reflexões e conexões com práticas teatrais atuais, com relação a jogos teatrais a partir de Viola Spolin, Augusto Boal e Jean-Pierre Ryngaert e referências do teatro político, como Bertolt Brecht. Também é recorrente a utilização do conceito de “teatro fora do teatro”, de Gustavo Remedi. Algumas das provocações de relações entre Teatro e Anarquismo surgem de discussões que ocorreram no curso livre e permearam o GOTA, como, por exemplo: 1. Relação com o público e o contexto de apresentação; 2. Forma de se organizar do grupo e o processo de criação; 3. Questões de autonomia financeira e econômica, nas práticas do grupo; 4. Temas propostos nas obras produzidas e escolhas estéticas. A metodologia se desenvolve com olhar etnográfico, trabalho de campo, entrevistas, em construção conjunta com o grupo de teatro.