"A uva e a engrenagem de bronze" : uma leitura da arte numismática de Bruno Segalla

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Duarte, Mariana
Orientador(a): Santos, Rafael José dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/3373
Resumo: Esta tese tem como principal objetivo analisar os elementos imagéticos representados pelo artista plástico, militante e metalúrgico caxiense Bruno Segalla (1922 – 2001), em parte de seu acervo numismático, que compreende as medalhas cunhadas em bronze, dentro de um tema em especial: a ideologia do trabalho. Por meio da leitura de imagem, apresentamos as aproximações e distanciamentos entre a imagem e a palavra, assim como o modo como o corpus escolhido para a análise pode ser utilizado como fonte de pesquisa, ao reconduzir aspectos da história de uma determinada região compreendida pela colonização italiana. Busca-se, além de demonstrar a linguagem artística como fonte histórica, observar a arte da numismática – ciência que estuda as moedas e medalhas. Anterior à realização da leitura das imagens, está traçada uma biografia de Segalla, configurando especialmente sua trajetória como militante dos direitos trabalhistas, característica que está expressa em suas obras. A história do artista, do metalúrgico e de seu ativismo mesclam-se com a história da cidade de Caxias do Sul/RS, perpassando por eventos culturais, como a Festa Nacional da Uva, pela religião e pelo conceito de trabalho, construída a partir da narrativa local acerca da colonização italiana e da industrialização.