Manifestações do insólito na escrita de Silvina Ocampo : uma análise de contos ocampianos publicados na revista Sur

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Carniel, Morgana
Orientador(a): Knapp, Cristina Löff
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/12760
Resumo: Este estudo investiga de que modo a escrita de Silvina Ocampo, nos contos "La siesta en el cedro" (1936), "Autobiografia de Irene" (1944) e "El médico encantador" (1960), publicados no periódico argentino Sur, contribui para a manifestação de uma nova perspectiva do fantástico, no cenário da literatura latino-americana do século XX, e em que medida este periódico possibilita a visualização das diferentes fases da escrita da autora nestes contos. Tal investigação também permite compreender a relevância dos escritos da autora, no quadro do fantástico, como um importante instrumento na expansão da literatura fantástica, para além dos habituais limites do fantástico tradicional teorizado por Todorov. A articulação do tema fantástico com a imprensa possibilita a compreensão da importância do periódico Sur na divulgação do trabalho de Silvina Ocampo, visto que a Sur não apenas operou como veículo de disseminação das obras de Silvina, mas também influenciou decisivamente a forma de escrita da autora, conforme verificou-se pela análise dos contos em pauta. Para cumprir o objetivo proposto, dispôs-se de aporte teórico oriundo sobretudo do fantástico e do neofantástico literário, e de estudos acerca da obra de Silvina Ocampo, a partir das teorizações de Filipe Furtado (1980), Tzvetan Todorov (1992), Jaime Alazraki (1990), David Roas (2014), Rosalba Campra (2016), Judith Podlubne (2012), Mariana Enriquez (2018), Natália Biancotto (2015; 2019) e outros. [resumo fornecido pelo autor]