Ensino de história, diversidade e documentário: o Festival Internacional de Folclore e o jogo identitário de Nova Petrópolis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ribeiro, Fabiano Gomes Cavalheiro
Orientador(a): Benevenuto Junior, Alvaro Fraga Moreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/5119
Resumo: Esta pesquisa foi produzida no Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado Profissional, da Universidade de Caxias do Sul. O Programa é voltado para o ensino de história com atenção à produção de material didático e o uso das novas linguagens, além do uso de fontes diversas para a pesquisa no ensino de história. Neste contexto, apresento o objeto de estudo: o Festival Internacional de Folclore, de Nova Petrópolis. O evento, em 2018, num período de dezessete dias ininterruptos, apresentou mais de duzentos espetáculos de 46 grupos folclóricos diferentes, sendo oito grupos internacionais, seis grupos nacionais, nove grupos regionais e vinte e três grupos locais, num total de mais de mil e quinhentos dançarinos. A preservação da cultura, do folclore, da arte popular e do tradicionalismo das mais diferentes manifestações culturais, promovendo a diversidade cultural, em conjunto com as manifestações culturais germânicas típicas da região são as peças que fazem parte e caracterizam o Festival Internacional de Folclore. Visto isto, o propósito desta é investigar a sua história para compreender de que maneira as manifestações culturais germânicas contribuíram para a construção de identidade de Nova Petrópolis; como se deu o processo de abertura da programação do Festival para outras manifestações culturais e como a reprogramação do evento (fortalecendo a identidade) para a propagação da diversidade impactou este processo. Para isso, será realizada uma pesquisa acerca de fontes como periódicos locais que tratam do evento, vídeos, fotografias, cartazes do evento e memória. Esta última é acessada através do método da história oral e serão captadas em vídeo. Estas fontes todas, juntamente com os vídeos provenientes do registro da 46ª edição do evento, farão parte de um filme documentário relatando a construção historiográfica desenvolvida nesta dissertação e produzindo reflexões relevantes sobre os objetivos desta. Neste aspecto, esta pesquisa enseja uma reflexão sobre as possibilidades da utilização dos documentários para o ensino da diversidade. E como resultado, tem-se a expectativa de que este filme promova debates e reflexões acerca das questões específicas de identidade e diversidade, hoje centrais para o ensino de história, servindo de apoio ao professor no ensino de história. As referências teórico-metodológicas desta jornada são Albuquerque (2012), Barros (2005; 2011; 2012), Burke (1992), Candau (2011), Chartier (1988; 1990), Nichols (2005), Löwy (2010), Pesavento (2008) e Reis (2003). Palavras-chave: Memória, identidade, diversidade cultural, documentário, Festival Internacional de Folclore.