Inventário participativo de patrimônio cultural em Fazenda Souza / RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Andreolla, Caroline Lipreri
Orientador(a): Radünz, Roberto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/4815
Resumo: Esta produção demonstra a construção participativa de um inventário dos patrimônios culturais de Fazenda Souza, distrito do município de Caxias do Sul/RS. Realizado com base na metodologia proposta pelo IPHAN, o inventário participativo é uma ferramenta de Educação Patrimonial e fomento à discussão do patrimônio cultural, tendo a comunidade como protagonista dessa construção. O trabalho desenvolvido propiciou a mobilização e a sensibilização dos moradores quanto aos seus referenciais culturais, bem como a busca pela preservação e valorização dos mesmos. Eles elegeram como patrimônios culturais, bens culturais de ordem material e imaterial como celebrações, saberes e lugares que representam a história e a memória do distrito. Entre os patrimônios selecionados estão os saberes do tocar do sino e da prática das benzedeiras; como celebrações, estão a Festa de Nossa Senhora da Saúde, a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, as Capelinhas e a Festa do Agricultor; já os lugares eleitos foram a Capela Padre João Schiavo, a Capela São Roque, a Associação Cultural e Esportiva Minuano, a Igreja Matriz de Fazenda Souza e o Seminário Josefinos de Murialdo. Ao longo do processo de inventariamento, articularam-se conceitos de patrimônio cultural, principalmente abordados pelo IPHAN, UNESCO e Constituição Federal, à construção da memória coletiva (Halbwachs, 1990) de Fazenda Souza abordada através da metodologia da história oral, suas representações (Chartier, 2002) e diferentes formas de apropriação dos patrimônios culturais selecionados (Canclini, 1994). Ao final do projeto desenvolvido com os moradores, foi construído um livro com as fichas do inventário e um banner com a síntese da história dos patrimônios culturais elencados que irão compor uma exposição itinerante no distrito.