Aprendizagem conectada em modos de participação no Scratch: proposta de tipologia
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Catolica de Pelotas
Centro de Ciencias Sociais e Tecnologicas# #-8792015687048519997# #600 Brasil UCPel Programa de Pos-Graduacao em Letras# #8902948520591898764# |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/600 |
Resumo: | Aprender informalmente o que é relevante à formação acadêmica merece o constante aprofundamento científico necessário ao contexto em que vivemos atualmente. Hoje, as tecnologias de comunicação fazem parte da vida pessoal, escolar e profissional de adultos, jovens e crianças como jamais o foi anteriormente. O ambiente escolar formal, no entanto, não busca nas mesmas tecnologias aliados para trabalhar a aprendizagem em sala de aula, e muitas vezes constrói um muro entre as ferramentas de comunicação que os alunos têm prazer em utilizar e o currículo escolar. Considerando a necessidade de discussão sobre aprendizagens em ambientes informais, esta tese foi realizada objetivando trazer à tona, observando estudos sobre a educação nesses contextos, um modelo de aprendizagem em fóruns de discussão online. Para isso, apresentamos o caso do Scratch, uma ferramenta utilizada para a criação de projetos por meio da programação em linguagem de blocos, utilizada na computação. Considerando os fóruns online do Scratch, extraímos dados de conversações realizadas por seus participantes, e os configuramos enquanto grafos por meio de ferramentas da Análise de Redes Sociais (ARS), para observarmos a constituição desses grupos enquanto rede e no que se refere ao conteúdo das conversações ali expostas. Por corpus do estudo, selecionamos dados de oito (8) fóruns, coletados em dois momentos: agosto e setembro de 2015; e, em 2016, no mesmo período, passado um ano da primeira coleta. Posteriormente, realizamos a análise dos dados, primeiramente com a análise de redes, destacando quais foram os participantes mais influentes nos fóruns e o papel que desempenharam. Já pela análise de conteúdo foi possível entender os temas mais abordados pelos usuários, sua continuidade ou desistência, e as co-ocorrências de palavras existentes nessas discussões. Em contribuição às duas primeiras formas de análise, buscamos em 20 recortes de mensagens nos fóruns integrantes do corpus o complemento para compreendermos o contexto dos dados. Finalmente, nos baseamos nas teorias da Aprendizagem Conectada (ITO ET AL, 2013) para apontar nos resultados o que pode ser constituído como tal nas interações entre os sujeitos da pesquisa. Constituindo a proposta final deste trabalho, propomos o modelo de aprendizagem conectada do Scratch, criando para isso uma tipologia dos modos de participação de seus integrantes. No fechamento, sugerimos, ainda, novos modos de participação que podem ser aplicados ao Scratch para que o mesmo direcione as atividades de seus integrantes à aprendizagem baseada em interações sociais. |