Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Silva, Alberto Vianna Dias da |
Orientador(a): |
Alves, Lynn Rosalina Gama |
Banca de defesa: |
Clua, Esteban Walter Gonzalez,
Sampaio, Renelson Ribeiro |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
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Programa de Pós-Graduação: |
Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/751
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Resumo: |
O maior mercado de entretenimento na atualidade e o de jogos, superando at e Hollywood, posicionando o desenvolvimento destes artefatos culturais como um dos empreendimentos mais lucrativos para investimento global. Outra area em constante crescimento e a de dispositivos m oveis. Hoje, já existem mais cartões SIMs - Subscriber Identity Module habilitados do que pessoas no Brasil. Consequentemente, o desenvolvimento de jogos para celulares e smartphones também cresceu, sendo hoje um dos principais segmentos de desenvolvimento de jogos no Brasil. Dentro deste contexto, e considerando que as políticas públicas educacionais visam disponibilizar tablets para alunos e professores da rede pública, torna-se fundamental a busca de estratégias viabilizando acesso aos conteúdos que serão produzidos para estes âmbitos tecnológicos. Na realidade brasileira hoje, até o jogo com os gráficos mais simples, dificilmente poderia ser utilizado em uma escola p ublica ou privada, devido ao fato de possuírem máquinas de baixo recurso computacional e devido a falta de máquinas para todos os alunos. Então, como proporcionar aos alunos uma experiência educacional, com jogos, dentro da escola? Este trabalho apresenta, como objetivo, propor uma solução computacional em que o processamento dos jogos educativos seja deslocado do dispositivo móvel ou dos computadores e direcionado para o cluster de desenvolvimento do SENAI-CIMATEC (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia), atuando assim como uma nuvem nos conceitos de Cloud Computing e descartando a estrutura computacional das escolas. Esta tecnologia possibilita ao usuário do dispositivo m ovel a execução de um jogo em seu aparelho, em que o processamento e realizado na nuvem e o dispositivo e responsável somente pelo envio de comandos de interação e pelo recebimento das imagens para gerar o vídeo. O desenvolvimento do modelo de arquitetura utilizou a UML - Uni- ed Modeling Language como planejamento e neste trabalho foram criados o diagrama de caso de uso, os diagramas de classes e os diagramas de sequência. Para validar esse modelo, um jogo de memória foi desenvolvido executando na nuvem e sendo jogado de forma transparente por usuários utilizando dispositivos móveis com o sistema operacional Android. |