Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Souza Neto, Félix |
Orientador(a): |
Alves, Lynn Rosalina Gama |
Banca de defesa: |
Pereira, Hernane Borges de Barros,
Tavares, Rogério Júnior Correia |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
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Programa de Pós-Graduação: |
Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/720
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Resumo: |
Os adventos do computador e da internet impulsionaram diversas transformações no modo como as pessoas interagem com as tecnologias e, hoje, de modo significativo, têm viabilizado novas formas de comunicação, de aprendizagem e de trabalho. Neste cenário, os jogos digitais que até a década de 80 eram compreendidos como artefatos direcionados ao entretenimento ganham novos sentidos e passam a ser vistos como espaços fecundos para o processo de ensino aprendizagem. São muitas as causas e entre elas, o poder destas mídias para atrair, motivar e ampliar as experiências imersivas dos jogadores, mobilizando o desejo destes sujeitos. Se sistemas digitais são mediadores que permitem que os sujeitos realizem suas tarefas, e os games, na condição de sistemas, são capazes de mediar o aprendizado, logo as interfaces são as responsáveis por estruturar a relação do sujeito cognoscente com o jogo, permitindo que este apreenda como funciona o jogo, mas também todo o conteúdo disponibilizado pela mídia. Com base nesta premissa, o principal problema desta investigação é como estruturar um processo para o design de interfaces de usuário para jogos digitais que favoreçam a aprendizagem de conteúdos escolares. Esta investigação foi realizada tomando como referência o desenvolvimento de um jogo com conteúdo de História Regional da Bahia, o Búzios: Ecos da Liberdade. Como resultado, este trabalho propõe um modelo para o processo de design de interfaces de jogos digitais com fins pedagógicos. Para tanto o desenvolvimento do modelo foi fundamentado em conceitos de: design de games, design industrial, design de softwares e da aprendizagem baseada em games. |