Onze estreias para Gabriella Argento : uma hist?ria da palha?a du?porto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Linardi, Frederico Dollo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Escola de Humanidades
Brasil
PUCRS
Programa de P?s-Gradua??o em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8837
Resumo: Onze estreias para Gabriella Argento ? uma narrativa biogr?fica sobre Gabriella de Souza Argento, a Palha?a Du?Porto. Brasileira, nascida em Santos em 1975, Gabriella rumou para S?o Paulo em busca do sonho de ser atriz. Logo nos primeiros anos de forma??o, descobriu na linguagem do palha?o a sua escolha profissional definitiva. Passou por importantes grupos que envolvem a arte do palha?o, como o projeto N?cleo Experimental de ?pera, na Universidade Santa Marcelina; a Cia Jogando no Quintal e os Doutores da Alegria, antes de se tornar a primeira palha?a e atriz brasileira do Cirque du Soleil. Esta biografia traz os principais eventos de sua vida profissional e pessoal, intercalando com breves passagens em que o autor foi seu aluno. Deste modo, a narrativa se intercala entre primeira e terceira pessoa, tecendo elementos que retratam a filosofia e o caminho de aprendizado desta linguagem teatral que re?ne fortes aspectos filos?ficos e autobiogr?ficos. Pautado no encontro da linguagem teatral do palha?o e a biografia (e suas vari?veis) ? o trabalho apresenta um ensaio te?rico e reflexivo sobre este g?nero h?brido, n?o can?nico, e algumas quest?es em torno da representa??o do real levantadas por Pierre Bourdieu em A ilus?o biogr?fica. Mesmo independente, a teoria envolve a obra, entre uma breve apresenta??o precedente, e o ensaio te?rico mais longo, ao final, como um posf?cio. Com o objetivo de refletir sobre o hibridismo e os limites das narrativas biogr?ficas, e na tentativa de identificar o g?nero deste trabalho, s?o utilizadas as pesquisas do historiador Fran?ois Dosse, em O desafio biogr?fico; os ensaios do soci?logo franc?s Philippe Lejeune, contidos em O pacto autobiogr?fico, para ent?o tra?ar as ideias gerais dos conceitos recentes da escrita criativa de n?o fic??o (creative nonficcion), do escritor e professor Lee Gutkind, e do g?nero denominado perfil.