Empirical studies about collaboration in competitive software crowdsourcing

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Machado, Letícia dos Santos lattes
Orientador(a): Prikladnicki, Rafael lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Departamento: Escola Politécnica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8256
Resumo: Software Crowdsourcing (SW CS) é uma estratégia emergente de desenvolvimento de software onde um grande número de pessoas tem se engajado para contribuir em várias atividades de software. Tal estratégia (baseada na multidão), tem sido utilizada pelas empresas que estão buscando aumentar a velocidade de seus esforços em desenvolvimento de software. SW CS está geralmente estruturado em torno de plataformas que permitem que um solicitante submeta uma tarefa e conecte-a com uma multidão de pessoas que irá prôver soluções para a tarefa. Essas plataformas geralmente exploram uma abordagem competitiva para realização da tarefa: membros da multidão, independentemente, criam uma solução para a tarefa enquanto competem uns contra os outros em busca de uma premiação financeira ao final da tarefa entregue. Uma vez que a competição pode reduzir a colaboração, recentes estudos, surpreendentemente, indicam que a colaboração existe em plataformas de SW CS. Estes estudos têm focado em dois aspectos. O primeiro, em problemas de colaboração entre plataforma e solicitante com relação a atribuição da multidão e as tarefas a serem desenvolvidas nos desafios de competição (alocação e submissão de tarefas) e, o segundo aspecto, relacionado ao impacto da colaboração entre membros da multidão e a qualidade das soluções submetidas. Outros aspectos referentes a colaboração entre os membros da multidão ainda são amplamente inexplorados. Nessa tese, nosso objetivo é identificar barreiras e características de colaboração enfrentadas pelos membros da multidão em SW CS competitivo. Para alcançar este objetivo, nós conduzimos múltiplos estudos utilizando diferentes métodos de pesquisa divididos em duas fases: exploratória e avaliatoria. Para a fase exploratória, os dados coletados foram obtidos a partir de: (i) partes envolvidas em projetos de SW CS (solicitante, multidão e plataforma) através de entrevistas semi-estruturadas com profissionais e empresas, (ii) estudos selecionados através da revisão da literatura e; (iii) estudo empírico sobre como desenvolvedores colaboram entre si em uma plataforma de SW CS competitivo – TopCoder. A barreira de colaboração mais frequente encontrada está associada a falta de comunicação apropriada entre as partes. Baseado nessa barreira decidimos na fase avaliatória conduzir uma (iv) análise qualitativa do principal canal de comunicação utilizado pela multidão: fórums hospedados na plataforma TopCoder e, finalmente, (v) realizamos um survey destinado aos desenvolvedores que competiram na TopCoder para avaliar a influência da colaboração no desempenho da tarefa. Os resultados obtidos nos estudos avaliatórios sugerem que a colaboração entre os membros da multidão está correlacionada com a entrega de soluções de software vencedoras nos desafios de SW CS.