Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Lobo, Renato Fernandes
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Orientador(a): |
Werneck, Mariza Martins Furquim |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
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Departamento: |
Faculdade de Ciências Sociais
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23781
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Resumo: |
A presente pesquisa buscou encontrar a presença do mito nas histórias em quadrinhos de super-heróis, utilizando a teoria de Lévi-Strauss, que entende o mito como uma forma de pensar a partir de operações simbólicas. Também foram consideradas as definições de mito de Mircea Eliade e os estudos sobre o caráter mítico das histórias de super-heróis de Umberto Eco e Richard Reynolds. Foi estabelecido que a estrutura permanente dessas histórias está presente na narrativa de origem de cada personagem, que condiciona os acontecimentos das publicações seriais, evidenciando o aspecto sincrônico e diacrônico presentes no universo dos super-heróis e comuns nos mitos tradicionais. Os personagens escolhidos como objeto de estudo foram Superman, Batman e Mulher-Maravilha, por serem personagens seminais, que inauguraram o gênero da superaventura e que possuem vasta publicação. As histórias de origem desses personagens foram selecionadas para análise do desenvolvimento do mito, observando as permanências e as mudanças, bem como os significados que foram criados pela adição ou subtração de qualquer elemento. Também foi observado o processo de bricolagem na criação dos super-heróis, a partir da combinação de elementos culturais simbólicos diversos, provenientes da mitologia, religião, filosofia, ficção científica, histórias de detetive, literatura pulp, entre outros |