[pt] MODELAGEM E GERAÇÃO DE INTERFACES DIRIGIDAS POR REGRAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: VAGNER BARBOSA DO NASCIMENTO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23878&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23878&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23878
Resumo: [pt] Hoje em dia é incontável o volume aplicações desenvolvidas para a World Wide Web. Essas aplicações possuem interfaces com o usuário que devem ser capazes de se adaptar a diversas situações de uso, mudanças de contexto e conteúdo e ainda ser compatíveis com vários navegadores e dispositivos. Além disso, o projeto e a manutenção de interfaces que necessitam de adaptações em função das regras de negócio da aplicação demandam boa parte do esforço exigido durante do ciclo de vida do desenvolvimento de uma aplicação. Para auxiliar no projeto dessas interfaces, algumas UIDL s (User Interfaces Description Languages) foram propostas com o intuito de oferecer um nível de abstração para que o projetista não precise focar a atenção em aspectos mais concretos durante o desenvolvimento de uma interface. Esse trabalho apresenta uma proposta para modelagem e geração de interfaces de aplicações web baseadas em regras de produção. Essas regras definem critérios para as situações de: acionamento de uma interface, seleção dos elementos que participam da composição abstrata e do mapeamento dos widgets concretos que serão utilizados na etapa de renderização. Essa proposta contempla um método para modelagem das interfaces, uma arquitetura de implementação e um ambiente de autoria e execução dos modelos de interface. Também será apresentada uma arquitetura para construção de widgets concretos, uma máquina de interpretação e renderização de interfaces. O objetivo geral da proposta é conseguir projetar interfaces mais sensíveis aos dados e aos contextos de uso, cobrir certas situações de adaptação e gerar interfaces mais flexíveis e reutilizáveis.