[en] VISIBILITY OF SLAVERY: REPRESENTATIONS AND PRACTICES OF CLOTHING IN QUOTIDIAN OF SLAVES IN NINETEENTH-CENTURY RIO DE JANEIRO
Ano de defesa: | 2011 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17541&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17541&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17541 |
Resumo: | [pt] O presente trabalho tem como propósito rever o papel que tem sido atribuído ao vestuário no cotidiano dos escravos da cidade do Rio de Janeiro nos Oitocentos, introduzindo novos elementos para ampliar a compreensão de como escravos praticavam o vestir na experiência do cativeiro, tendo em vista duas funções do vestuário: alteração visual do corpo e meio de comunicação interpessoal. Essa investigação se desenvolve através de um exame crítico de fontes textuais e imagéticas, representações construídas acerca da aparência dos escravos observados através do olhar do outro, no qual a roupa é um fator significativo na caracterização da população negra e escrava. Na descrição da roupa, formas de vestir, associadas a demarcações sociais e culturas de origem, generalizam e estereotipam a visualidade de mulheres e homens negros, com a criação de tipos de alcance limitado, não condizente com o contexto social, cultural e econômico do Rio de Janeiro no século XIX. A tese percorre textos e imagens de relatos e narrativas de viajantes, fotografias e anúncios de fugas de escravos, dos quais podem ser extraídos elementos para um duplo e simultâneo intento: enxergar o escravo como objeto e como sujeito. Duas possibilidades de investigação que apontam para duas linhas de abordagem, a primeira relacionada a representações que mostram como seus autores observavam, apreendiam e interpretavam a existência cativa, e a segunda relacionada a possibilidades existentes utilizadas pelos escravos em busca de uma identidade própria com a criação de práticas no ato de vestir-se. |