[pt] A IMAGEM DA NOTÍCIA: PANORAMA GRÁFICO DO TELEJORNAL BRASILEIRO: ANÁLISE DOS SELOS DO JORNAL NACIONAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: DORIS CLARA KOSMINSKY
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4637&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4637&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4637
Resumo: [pt] O grafismo televisual brasileiro é reconhecido como uma importante tendência nas artes visuais. O design gráfico para telejornalismo, no entanto, apresenta uma especificidade. Ele deve considerar os mesmos compromissos com a ética e a veracidade da informação buscadas no texto jornalístico. O selo é o produto gráfico que melhor retrata a vinculação entre informação e estética. Ele é constituído por uma composição de elementos gráficos, colocada ao lado do apresentador ou âncora, com o objetivo de reforçar ou complementar o assunto que está sendo tratado. Nessa pesquisa foram selecionadas aproximadamente quatrocentas imagens de selos do Jornal Nacional, exibidas entre os anos de 1983 e 2002. Na análise do material obtido, identificamos cinco estilos gráficos, relacionados às técnicas empregadas na produção e exibição dos selos. A presente dissertação também avalia os selos como interpretações sintéticas de fenômenos sociais marcantes, além da trajetória estética e tecnológica.