[en] THE DESIGN AND THE DISCOURSE OF THE NEW TECHNOLOGIES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: ELIANE GARCIA PEREIRA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27497&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27497&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27497
Resumo: [pt] O estudo parte do enfoque do vídeo como gênero discursivo e da interface desse tipo de estudo com o campo do Design, visando contribuir para os processos de formação na área. Tendo em vista que os designers, na sua prática e desde a formação, já se ocupam dos enfrentamentos diante da complexidade do audiovisual, o estudo se dá durante quatro anos de uma pesquisa intervenção, em disciplinas do curso de Design na PUC-Rio. A seleção de 22 videos, resultantes do trabalho com os alunos, juntamente com o diário de bordo do processo, resultará na escritura de textos videográficos de tal produção, abordagem que se ocupará em observar não só os elementos constantes nos resultados finais, mas também o processo, os enunciados explícitos e implícitos dos vídeos. Esta pesquisa visa exaltar que a atividade projetual e as disciplinas que constituem hoje o ensino em Design possuem relação com a produção contemporânea de vídeo no Brasil. A maior visibilidade desse cenário virá contribuir para uma melhor sistematização do designer diante do vídeo, além de sugerir o preenchimento de lacunas frente a tal cenário. Pode-se observar, na escritura dos textos fílmicos – que, neste trabalho, serão textos videográficos –, um dito e um não dito, aspectos como enunciados estáveis, tema, composição e estilo. São esses elementos que fazem reconhecer uma área de conhecimento, o que a distingue, um discurso. É aqui que reside esta tese, em explicitar o Design como gênero do discurso, diante do objeto vídeo – o videodesign.