[pt] MAIS ARTE DO QUE A PRÓPRIA ARTE: SOBRE O USO DO DESIGN NOS MUSEUS E SUA PRETENSÃO DE CONSAGRAÇÃO ENQUANTO ARTE
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48065&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48065&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48065 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação versa sobre os significados do ingresso e usos do design dentro de espaços museológicos. É importante ressaltar que tal uso deve ser observado em consonância com as inúmeras relações existentes e estabelecidas nesses locais, que se articulam entre as instituições mantenedoras do patrimônio histórico, suas obras e exposições, e seus visitantes. Tais relações são complexas e multifacetadas, devendo ser observadas e estudadas dentro de um contexto histórico específico, abrangendo o âmbito social, político-cultural e econômico. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo mais amplo examinar as motivações, bases e limites da inserção e uso do design, bem como, em decorrência, as alterações que inscreveu no próprio conceito de museu. Sem olvidar os diversos profissionais envolvidos nas supracitadas relações, ressaltamos o papel do designer dentro desses limites, e de que maneira esses especialistas atuam e servem aos museus, investigando que tipo de contribuição são capazes de agregar para os estudos do Campo do Design. Assim, uma das diversas questões a ser problematizada e discutida é pertinente às facilidades que a sua aplicação pode provocar, e, ainda, o alcance e a inclusão social que é capaz de promover. |