[en] DONALD JUDD: COLOR AS INTERACTION BETWEEN MATTER AND LIGHT
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7672&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7672&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7672 |
Resumo: | [pt] A nossa análise da obra de Donald Judd visa explicitar como a luz, que incide e se propaga sobre as superfícies internas e externas de suas peças, era concebida pelo artista como parte constitutiva de sua estrutura física. A dissertação acompanha, assim, a tendência recente do debate crítico de encontrar um conceito inovador de cor na obra de Donald Judd, que até pouco tempo atrás era tomada como a representante máxima de um minimalismo ortodoxo, distante de todo e qualquer apelo sensível. A nossa leitura procura argumentos críticos e historiográficos convincentes para demonstrar como a cor torna-se sinônimo da superfície material nas peças de Judd: ela é substantiva, inerente, não aplicada, e sem intenções metafóricas. Trata-se de uma nova espécie de cor, objetivamente liberada de a prioris, de valores e preconceitos culturalmente impostos, que deve ser percebida, com toda intensidade, no próprio curso da vida. |