[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC
Ano de defesa: | 2004 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4820&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4820&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4820 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação tem como objetivo avaliar qual a tendência da indústria fonográfica nos próximos anos, tendo em vista as mudanças estruturais que ela vêm passando em conseqüência das alterações ocorridas no ambiente. O setor vem sendo drasticamente abalado por uma oferta ilegal de produtos, além de inovações tecnológicas que podem ser utilizadas de forma benéfica, mas também possibilitam um acesso incontrolável à principal matéria prima das gravadoras. A metodologia utilizada para buscar esta tendência foi o método Delfos de previsão. Este método foi o escolhido por se tratar de um setor desprovido de um histórico confiável, devido às constantes mudanças tecnológicas e de padrão de consumo, e dos eventos atuais que provocam a insegurança sobre o futuro da indústria proporcionarem alterações inesperadas. O método permite a elaboração de uma previsão com base na opinião de especialistas, e tem como resultado uma avaliação do futuro da indústria com base na percepção de pessoas diretamente ligadas a ela. Através deste estudo foi possível verificar que existe uma expectativa de que o governo vá se posicionar mais fortemente com relação à repressão da pirataria musical e que as gravadoras eventualmente passem a tratar como negócio não só a produção de CDs, mas também outros produtos e serviços diretamente ligados à música. Também foi possível concluir que a música digital, de forma geral, não é percebida como uma ameaça à indústria de música tradicional, e pode ser vista como uma oportunidade de negócio. Assim, foi possível diagnosticar o futuro mais provável para as empresas e a estrutura do setor fonográfico brasileiro, além de verificar as variáveis que indicarão a formação deste cenário. |