[pt] A HIPERTROFIA DA VERDADE: DA VONTADE DE VERDADE À VONTADE DE IDENTIDADE A PARTIR DE NIETZSCHE E DERRIDA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: JOAO PEDRO DA SILVA MARTINS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49514&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49514&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49514
Resumo: [pt] Em fins de 2016 o conceituado Dicionário Oxford elegeu e divulgou que pós-verdade seria sua palavra do ano. A escolha teria se baseado no singular aumento de uso da palavra e seria relativa ao agitado panorama macropolítico que havia dominado a discussão pública, nos contextos aos quais se refere o dicionário, naquele ano. Sua definição remeteria a uma perspectiva na qual a emoção seria mais importante ao apelo público que referências aos fatos, tal como uma crescente desvalorização da verdade. A palavra, então, passou a ser bastante tematizada e discutida publicamente nesta chave. Partindo deste contexto, o presente trabalho chega à seguinte pergunta: por que se preteriria e defenderia, axiologicamente falando, uma afirmação enquanto verdadeira mesmo que epistemologicamente tais afirmações procedam ou não? A partir do debate acerca desta questão, o trabalho desloca seu olhar de uma vontade de verdade para uma vontade de identidade, pensando os processos pelos quais indivíduos ou grupos criam identificações acerca de certas verdades, em seu sentido axiológico. Assim, passa a indagar os mecanismos da identidade e consolidação de tais verdades; para isto, recorre aos postulados filosóficos de Friedrich Nietzsche e Jacques Derrida e estabelece uma narrativa, a partir da pergunta sobre a noção de pós verdade e seus limites, que se segue da vontade de verdade de acordo com o postulado por Nietzsche para as discussões acerca de identidades e identificações nos postulados de Derrida. Pergunta-se então, se em sentido axiológico se poderia falar de uma hipertrofia da verdade.