[en] DIAGRAM EDITOR DRIVEN BY METAMODELS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: ANDRE LUIZ CASTRO DE ALMEIDA REIS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18627&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18627&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18627
Resumo: [pt] O uso de editores de diagramas tem se mostrado muito útil para a elaboração de soluções de design na área de Interação Humano-Computador. Eles facilitam o uso da linguagem e o controle sobre os seus elementos, evitando que o usuário utilize itens lexicais que não pertençam ao vocabulário da linguagem. Esses elementos estão definidos em um metamodelo, que basicamente consiste em um conjunto de conceitos dentro de um determinado domínio. Com isso, o usuário ganha agilidade e confiabilidade no processo de criação. Porém, muitos editores não garantem que a solução concebida obedeça à sintaxe da linguagem. Para isso, torna-se necessário um editor que, além de ter controle sobre os símbolos da linguagem, forneça também apoio gramatical para o uso de modelos, de forma não apenas gráfica, mas também fazendo uso das regras de sintaxe de cada metamodelo. Com esse conjunto de regras que define as combinações válidas dos elementos da linguagem, o usuário pode ser alertado sobre possíveis infrações que estejam acontecendo durante a elaboração da solução. As regras descrevem a sintaxe da linguagem através de uma gramática. Analisar sintaticamente diagramas significa tentar encontrar uma sequência de aplicações de regras que derivam de uma gramática ou de alguma representação dela. Levando em consideração essa abordagem, este trabalho apresenta um estudo sobre editores de diagramas dirigidos por metamodelos e uma ferramenta que possibilita ao usuário, a partir da definição de um metamodelo, acoplá-lo a um editor de diagramas genérico para linguagens visuais, em que se possa controlar tanto o vocabulário quanto a gramática dos diagramas criados. Desta forma, o objetivo da atual pesquisa é propor uma ferramenta que englobe estas soluções e que seja focada nas linguagens visuais comuns na área de Interação Humano-Computador como MoLIC, CTT e Statecharts.