[en] PORTRAITS OF THE BAPTIST EVANGELIZATION: THE RELATIONS BETWEEN THE BRAZILIAN MISSIONARIES AND THE DIVERSITY OF KNOWLEDGE IN MOZAMBIQUE (1970-2010
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34049&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34049&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34049 |
Resumo: | [pt] A presente dissertação tem como objetivo central analisar as relações dos missionários brasileiros batistas com a diversidade de saberes moçambicanos durante as missões realizadas pela Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, em Moçambique entre 1970 e 2010, contexto marcado, principalmente, pelo nacionalismo, a guerra civil/socialismo e a democracia/neoliberalismo. O intuito desse trabalho é mostrar diferentes narrativas e discursos resultados dessas experiências históricas. Desde a instalação da primeira missão na década 1970 até 2010, as interações entre os missionários batistas e os moçambicanos foram intercaladas por discursos da colonialidade e contornos de interculturalidade. Nos primeiros anos, os saberes moçambicanos foram vistos como uma ameaça para a construção do projeto político do pósindependência, marcado pelo ideal de Homem Novo, ou seja, pela construção de uma identidade fundada na homogeneidade cultural. Os saberes das sociedades africanas foram atrelados, então, às concepções essencialistas e estereotipadas, quase sempre, postuladas pelo racismo epistêmico. A partir de 1994 há a emergência da democracia e uma nova narrativa, que alia valorização da diferença e tolerância, é elaborada, ampliando os paradoxos e antagonismos entre saberes cristãos e não-cristãos. |