[en] QUEERMUSEU: CONTEMPORARY DISCUSSIONS ON THE EPISTEMOLOGY OF ART AND PRESERVATION
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63891&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63891 |
Resumo: | [pt] Hoje, muito se discute sobre a preservação de arte contemporânea; já não se trata de um assunto incomum para os profissionais do campo. Porém, conciliar o exercício da conservação-restauração com o modus operandi característico da produção artística contemporânea permanece sendo um trabalho repleto de complexidade, visto que esta última tem como uma de suas premissas básicas elaborar situações específicas que, em sua maioria, desafiam os cânones da teoria da produção de conhecimento e da prática da preservação cultural. Em outras palavras: a natureza dos trabalhos de arte contemporânea convocam a revisões epistemológicas da arte, suas áreas afins – como a conservação-restauração – e, consequentemente, do próprio mundo real enquanto coletividade construída. Na presente dissertação, a proposta é analisar, sob esta abordagem, a importância do potencial transformador da arte atual e de quais formas ele pode – ou não – ser preservado/mantido, tomando como estudo de caso a exposição Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira, seus embates e desdobramentos no espaço-tempo, que engendraram uma série de contribuições para a discussão acerca do lugar da arte e da preservação cultural na sociedade. |