[pt] STORYTELLING INTERATIVO BASEADO EM VÍDEO
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | eng |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24223&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24223&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24223 |
Resumo: | [pt] A geração de representações visuais envolventes para storytelling interativo é um dos desafios-chave para a evolução e popularização das narrativas interativas. Usualmente, sistemas de storytelling interativo utilizam computação gráfica para representar os mundos virtuais das histórias, o que facilita a geração dinâmica de conteúdos visuais. Embora animação tridimensional seja um poderoso meio para contar histórias, filmes com atores reais continuam atraindo mais atenção do público em geral. Além disso, apesar dos recentes progressos em renderização gráfica e da ampla aceitação de animação 3D em filmes, a qualidade visual do vídeo continua sendo muito superior aos gráficos gerados computacionalmente em tempo real. Na presente tese propomos uma nova abordagem para criar narrativas interativas mais envolventes, denominada Storytelling Interativo Baseado em Vídeo, onde os personagens e ambientes virtuais são substituídos por atores e cenários reais, sem perder a estrutura lógica da narrativa. Este trabalho apresenta um modelo geral para sistemas de storytelling interativo baseados em vídeo, incluindo os aspectos autorais das fases de produção e os aspectos técnicos dos algoritmos responsáveis pela geração em tempo real de narrativas interativas usando técnicas de composição de vídeo. |