[en] COMICS: STORIES THAT BRING TOGETHER
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35952&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35952&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35952 |
Resumo: | [pt] As histórias em quadrinhos (HQs) são utilizadas como recurso paradidático há muito tempo. Com uma narrativa de fácil aceitação entre crianças e jovens, por conjugar harmonicamente linguagens verbais e não verbais, as HQs abarcam diversos princípios, dentre os quais o letramento. Contudo, persiste a evidência de que, na educação básica, há obstáculos para a aplicação desse instrumento, por mais que o MEC preconize sua utilização. Uma das premissas levantadas é que faltam instrução, treinamento e orientação suficientes para o trabalho com HQs como prática pedagógica nas escolas. Outra é a que considera a práxis e as teorias oferecidas pelo Design como estando conjugadas a métodos já consagrados pela indústria e pelo mercado de quadrinhos. Sob o aspecto educativo, tem-se como premissa que as histórias em quadrinhos são reconhecidas não só pelos estudantes, mas também por professores e pelas diversas instâncias governamentais que cuidam da Educação. Assim, esta pesquisa foi direcionada à investigação de métodos de construção de quadrinhos em consonância com os aspectos narratológicos presentes na construção das histórias do tipo problema-solução, como são realizadas no Design, com o objetivo de propor parâmetros para a instrumentalização de docentes e futuros professores no uso dos quadrinhos para o ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza básica e com objetivo exploratório. Na tentativa de encorajar os professores envolvidos no projeto a construir HQs com seus alunos, foram realizadas experiências de desenvolvimento em vários setores da educação por meio de palestras, treinamentos e acompanhamentos. Os procedimentos seguiram para a criação de um estudo de caso, que buscou, na troca com professores e alunos, novos meios para o ensino com a utilização dos quadrinhos. Foram realizadas entrevistas, registros de práticas, acesso a documentos e imersão no campo. Desenvolveu-se um método em que fosse possível realizar atividades de construção de quadrinhos em um curto período de tempo, calcado em quatro etapas projetuais à feição de um projeto de design. Tal iniciativa cumpriu o objetivo inicial da tese, que se direciona à elaboração de parâmetros para o trabalho com quadrinhos no ensino. A partir daí, seguiu-se para o desenvolvimento de um método de instrumentalização para ser aplicado por qualquer professor, sobretudo por aquele que já trabalha com adolescentes. |