[en] I SAW LOBATO THROUGH EMÍLIA: ILLUSTRATED EMÍLIAS FOR LOBATO`S THREE MOMENTS
Ano de defesa: | 2005 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7290&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7290&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7290 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação sugere um ponto de vista acerca da ilustração no livro infantil. Tem por objeto de análise as visões de ilustradores sobre uma mesma personagem e como esta pôde ser transformada nas mãos de cada autor de imagens. O objeto de estudo é Emília, personagem escolhida como ponto de partida para entender um pouco mais sobre o universo da ilustração em livro. Simultaneamente, Emília também favorece um maior entendimento sobre Monteiro Lobato, grande autor de obras da literatura infantil e importante peça para a construção de um parque editorial no Brasil. A pesquisa pôde encontrar outras facetas do escritor, que justificavam o apuramento técnico dos seus livros e a exigência com relação à sua visualidade. Lobato exerceu um papel de designer, escolhendo artistas conceituados de sua época para ilustrar seus livros. E para cada uma das três fases da personagem boneca, escolheu um ilustrador diferente, que mais se adequava ao momento de Emília na narrativa. Proporcionou, com isso, um amadurecimento da boneca não apenas pelo texto escrito, mas também pelas metáforas visuais suscitadas pelas ilustrações. Analisou-se várias imagens de Emília(s) e algumas fases do escritor, para, através de comparações entre as mesmas, entender melhor sobre a personagem complexa que conhecemos hoje. Tal metodologia mostrou-se bastante adequada a nosso propósito. Observou-se que devido a certa herança visual e às aberturas propostas pelos neologismos da boneca e pela liberdade que Lobato lhe delegou, Emília carrega muitos valores e mensagens contidos no texto escrito e nas ilustrações que o acompanham. Conclui-se que todas essas fases que promoveram a construção de um mosaico extremamente rico que constitui tanto a boneca quanto a vida de Lobato. |