[pt] CONJECTURAS PARA UMA RETÓRICA DO DESIGN [GRÁFICO]
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975&idi=2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975&idi=3 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975&idi=4 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13975 |
Resumo: | [pt] O Design evidencia-se como uma atividade projetual de elementos voltados à reprodução. As modalidades produtivas dessa atividade são consolidadas, sobretudo, pela manipulação de imagens. A concretização perceptível e decifrável dessas imagens pressupõe a efetivação de uma semiose que, ao possibilitar significações, cria enunciações. Ao visar a adesão de um público/auditório, essas enunciações entrelaçam-se em um sistema retórico que, fundamentado nos cânones da Retórica Aristotélica, centra-se num etos, num patos e num logos, como formas de argumentações persuasivas. Revela-se, então, uma intrigante, ou pelo menos sedutora, relação entre a Retórica e a Imagem. Ao confrontar a ideia dessa relação com os atributos engendrados pelos produtos do Design, vislumbra-se a manifestação de uma Retórica do Design. Baseando-se no Tratado da argumentação, de Chaïm Perelman, em que à Retórica é credenciada sua renovação, esta Tese faz uma abordagem reflexiva sobre a contribuição da Retórica para uma Teoria do Design. Como a atuação do Design abarca um vasto campo exploratório, selecionou-se uma modalidade específica para o estudo, o Design Gráfico. Pressupôs-se a existência de uma Retórica inerente à natureza do Design Gráfico. Foram tomados, como caso exemplar, projetos gráficos de capas das principais revistas noticiosas brasileiras. Como resultado, chegou-se a um conjunto de pressupostos teóricos balizadores para uma Retórica do Design Gráfico e ao reconhecimento da pertinência da imbricação entre Design Gráfico e Retórica na construção e delineamento de uma Teoria do Design. Por fim, foi cogitada a possibilidade de evidenciar propósitos ideológicos em projetos gráficos, por meio de análise retórica. |