[pt] O DISCURSO DA INTERATIVIDADE NA TELEVISÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: RENATA GRANCHI STEIDEL DE TOLEDO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5140&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5140&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5140
Resumo: [pt] O surgimento e a popularização de meios de comunicação interativos, como a Internet, fizeram com que o discurso da interatividade se difundisse e fosse absorvido pelas emissoras de televisão ao redor do mundo. A presente dissertação tinha como objetivo investigar de que forma os telespectadores estão percebendo o uso desse discurso na televisão brasileira. Primeiramente, nele são analisadas: (a) a relação entre a televisão e o telespectador, (b) a difusão da palavra interatividade, (c) os principais programas que vêm utilizando este discurso e, finalmente, (d) os conceitos de multimídia e convergência. Posteriormente, são apresentados os resultados de 10 entrevistas face-a-face realizadas com homens e mulheres brasileiros, telespectadores típicos e usuários da Internet. A análise do discurso desses entrevistados revelou a existência de dois tipos distintos de telespectadores: os potencialmente interativos e os não interativos. Ambos não percebem a TV como um meio de comunicação interativo. Para eles, o discurso da interatividade está vinculado a um novo estilo de programa que a TV vem divulgando.